Controle de estoque para farmácias: 5 dicas para aumentar a lucratividade

Controle de estoque para farmácias: 5 dicas para   aumentar a lucratividade
1 mês atrás

Controle de estoque é um tema que auxilia em otimização de tempo e economia de vários negócios. E no Brasil, existem muitas farmácias e drogarias de pequeno, médio e grande porte, conseguir uma boa gestão de estoque e compras é imprescindível.

Porém, fazer compras de produtos hospitalares e manter o controle interno em dia, são desafios na realidade de muitas empresas neste segmento.

Para auxiliar neste desafio, confira algumas dicas que vão impulsionar o crescimento da sua Farmácia Drogaria e aumentar sua lucratividade.

Por que é importante realizar o controle de estoque da farmácia e da drogaria?

Nesse caso o desafio é grande, pois é necessário comprar exatamente o que está precisando para que o estoque não fique sobrecarregado com medicamentos que vão ficar parados, podendo perder a validade e ocupando espaço para outros de intensa circulação.

Quando o controle de estoque é organizado, atualizado e bem elaborado facilita a manuteção das compras, evita desperdício e aumenta a lucratividade. 

Benefícios da Gestão do estoque

O estoque deve atender às necessidades dos consumidores, por isso é importante conhecer e avaliar as características dos clientes, como a idade, o tipo de produtos que mais consomem, entre outros.

Sendo assim, é possível obter benefícios como:

  • Não faltar produtos;
  • Aprimorar o armazenamento e a organização dos medicamentos;
  • Criação de campanhas promocionais;
  • Evitar que haja produtos em demasia, sem saída, no estoque;
  • Evitar que medicamentos percam a validade dentro do estoque e que sejam perdidos;
  • Permitir que o dinheiro tenha maior giro, para que novas compras possam ser feitas.
Médico olhando controle de estoque da farmácia
Controle de estoque da farmácia

 Quais são os principais desafios enfrentados ao fazer o controle de estoque?

Existem inúmeros desafios que devem ser encarados ao fazer o controle de estoque, porém, existem alguns que precisam ser salientados para que haja um controle melhor, que é :

  • Dificuldade de manter o sistema de controle organizado, quando não é automatizado;
  • Recurso para investir na automatização;
  • Parar o atendimento para fazer o balanço;
  • Selecionar tempo e mão de obra para esta tarefa;
  • Conseguir bons fornecedores com preços competitivos e cumpra a entrega nos prazos.

Esses são alguns dos principais desafios, na implementação de um bom controle do estoque.

Mas, depois, de tudo organizado, os atendimentos fluem rápido e a empresa se torna referência de farmácia e drogaria. Aliando a boas práticas de atendimento e divulgação, os lucros irão aumentar de forma orgânica.

Entenda como a gestão de estoque impacta na lucratividade

Gestão do estoque

Quando existe o controle de estoque atualizado, é possível fazer um cronograma com ações promocionais. De acordo, com vencimento e também com ofertas de fornecedores.

Além disso, através do controle de estoque é possível antecipar compras, acompanhar sazonalidades como medicamentos de viroses e alérgicos em períodos frios e secos.

Através da gestão é possível realizar pedidos agendados, conseguindo melhor custo benefício. Leia estas dicas para conseguir melhores preços para compras de materiais descartáveis hospitalares no atacado.

Isso é de grande importância para fidelizar o cliente. Como por exemplo, quando o consumidor procura uma luva nítrilica precisa de proteção imediata e que não pode aguardar reposição, ter é o fator que fideliza o consumidor ou o leva para o concorrente.

Esses, entre muitos outros fatores, auxiliam na lucratividade da farmácia ou drogaria para que tenha produto certo para a demanda certa. Assim, crescendo em autoridade, satisfação e lucro. 

Boas práticas para o controle de estoque de farmácias e drogarias

A partir do momento que você passa a entender a importância da boa gestão e controle de estoque, este é o momento de buscar por boas práticas.

Dica 1 para Controle de estoque: Praticar a Metodologia PEPS

A metodologia PEPS – primeiro que entra, primeiro que sai, ou seja, os primeiros medicamentos que entram em uma farmácia, devem ser os primeiros a sair.

Dessa forma, irá organizar o estoque destacando os mais antigos e armazenando os mais novos. Assim, não haverá prejuízo com produtos vencidos.

Dica 2 para Controle de estoque: Promoções

Crie um cronograma de ofertas, e tenha o hábito deverificar as datas de vencimento dos produtos.

E os que estiverem próximos de vencer, faça uma promoção. Esta ação ajuda a movimentar o estoque, sem ter prejuízo.

O lucro pode ser menor, mas circula com os produtos e ainda tem ganhos e traz maior circulação de clientes interessados em promoções.

Dica 3 para Controle de estoque: Controle das entregas

Construa boa parceria com os fornecedores, escolhendo sempre aqueles que são pontuais nas entregas.

Isto, auxilia no controle de estoque para que não faltem medicamentos de uso contínuo, por exemplo, e não deixar seus clientes sem fornecimento de ítens básicos com gaze para curativo.

Dica 4 para Controle de estoque: Inventário

Realização de inventário com frequência, é uma das melhores dicas para manter o controle em dia.

Em média a cada trinta dias, dessa maneira vai evitar que registros incorretos tragam problemas como ausência e prazos de vencimento.

Gestão de estoque

Dica 5 para Controle de estoque: Invista em um sistema de automação

O sistema de automação, conecta todos os sistemas de atendimento ao estoque, assim permitindo integrar as informações e mantendo tudo atualizado para os atendimentos.

Além, dos alertas de baixa no estoque. Existem diversos sistemas com diversos valores no mercado. Vale a pena o investimento.

Quando e onde comprar materiais descartáveis hospitalares?

É muito importante contratar uma empresa de confiança para efetuar a compra de produtos hospitalares, a Distribuidora Hospitalar BH é um atacado de produtos hospitalares, sendo a principal fornecedora da American Medical em Minas Gerais.

Atende desde os pequenos, médios e grandes empreendedores, todos com a mesma qualidade e desempenho.  Além disso, com frete rápido e excelência no atendimento.

Como comprar na Distribuidora Hospitalar BH

Você vai encontrar muita praticidade e facilidade para efetuar suas compras na Distribuidora Hospitalar BH, pois ela possui atendimento online, via site ou por ligação.

Na Distribuidora Hospitalar BH você encontra tudo que precisa para manter o estoque da sua farmácia ou drogaria sempre em dia.

Na Distribuidora você vai encontrar os seguintes produtos:

Na Distribuidora Hospitalar BH, você tem tudo que necessita para proporcionar um excelente atendimento aos seus clientes e obter lucratividade com as vendas. 

Gostou deste conteúdo? Salve e compartilhe.

distribu

distribu

0 Comentários

Seu comentário: