Verão mais saudável: dicas para manter uma boa saúde nos dias quentes

Verão mais saudável: dicas para manter uma boa saúde nos dias quentes
5 meses atrás

Quer saber como evitar doenças típicas e curtir um verão mais saudável? Talvez você não saiba, mas existem muitos problemas de saúde que surgem na época mais quente do ano e é preciso saber como evitá-las.

Com informação é possível impedir que o excesso de calor traga doenças respiratórias, dermatológicas e infecciosas.

Se você quer evitar as doenças típicas da época mais quente do ano, confira a seguir as dicas que trouxemos para você.

Doenças típicas de verão

Podemos listar algumas doenças que são típicas do verão. É importante que você conheça algumas delas para que possa se prevenir e evitá-las.

As principais doenças de verão são:

  • Asma;
  • Bronquite;
  • Rinite;
  • Desidratação;
  • Micose;
  • Dermatites;
  • Infecção urinária;
  • Insolação;
  • Entre outros.

Os primeiros problemas estão diretamente ligados à baixa umidade do ar. Dias muito quentes e pouca chuva são situações que, combinadas, geram uma série de problemas respiratórios.

A desidratação e a infecção urinária são causadas pela falta de água no organismo. Muitos não têm o hábito de beber água ou não tomam a quantidade suficiente para se manter hidratado durante os dias mais quentes.

O nosso organismo precisa de no mínimo 2 litros de água por dia para conseguir realizar todas as atividades. Consumir menos que este valor é se expor a problemas de saúde que podem se agravar no verão.

A insolação, por sua vez, é causada pelo excesso de exposição ao Sol. O sol tem vitaminas e é importante para a nossa saúde, mas é preciso tomar cuidado e evitar tomar sol por muito tempo e sem proteção.

Dicas para prevenir doenças de verão

Melhore a umidade do ar

Podemos te passar várias dicas para aumentar a umidade da sua casa. Desde a tradicional dica de colocar um balde de água nos cômodos, quanto comprar umidificadores de ar.

Outra alternativa interessante é colocar plantas na casa, elas conseguem reter umidade e melhoram a qualidade do ar.

Consuma mais água

Aumente o consumo de água no seu dia a dia. Há aplicativos que te ajudam a lembrar quando é hora de beber um copo d’água.

Outra dica é beber sucos naturais e chás gelados. Para caminhadas e praia, sempre leve embalagens para carregar água. Evite bebidas alcoólicas, refrigerantes e sucos artificiais.

Melhore a alimentação

Frutas, legumes, vegetais e carboidratos integrais são perfeitos para os dias mais quentes do ano.

Evite frituras e comidas prontas que você não sabe a procedência. Se for viajar, escolha bem os restaurantes, a incidência de intoxicação alimentar.

Pratique exercícios

Exercícios vão ajudar o seu organismo a trabalhar melhor, melhorar sua disposição e te ajudar a eliminar as toxinas através do suor.

Use protetor solar

Não saia no sol sem passar um protetor solar em todas as áreas expostas. Se achar melhor espalhar com o uso de algodão hidrófilo, que absorve melhor o produto e epalha com eficiente.

Vale também usar chapéus ou bonés para proteger a cabeça e evitar tomar sol entre as 10h e 16h.

Tenha um plano de saúde

Se você tiver qualquer um desses problemas, onde procurará ajuda médica? Sabemos que há uma série de problemas na saúde pública e por isso ter um plano de saúde Goiás é muito importante.

Escolha uma empresa que tenha cobertura na sua cidade e garanta a segurança médica de toda a sua família.

distribu

distribu

0 Comentários

Seu comentário: