Campo cirúrgico: para que serve e qual é a sua importância?

Campo cirúrgico: para que serve e qual é a sua importância?
8 meses atrás

Durante a realização de um procedimento cirúrgico são necessários diversos materiais. Um deles é o campo cirúrgico, indispensável para a manutenção da saúde dos pacientes. Por essa razão, tal item não pode faltar em clínicas e hospitais, assim como é necessário adquirir um produto de qualidade. 

Pensando na importância deste material, também conhecido como campo cirúrgico, criamos este artigo com informações sobre ele. Veja aqui sua indicação e descubra a importância do seu uso. Continue a leitura e confira! 

O que é um campo cirúrgico e para que serve?

O principal objetivo do campo cirúrgico é proteger o paciente durante os procedimentos realizados, como cirurgias e administração de medicamentos, seja em hospitais ou clínicas. Ou seja, o item é utilizado para evitar contaminações através de respingos de sangue e fluídos. Além disso, ele também auxilia na manutenção da temperatura corporal do paciente. 

Por esses motivos, sua indicação é para qualquer procedimento em que seja necessária a manutenção da técnica asséptica, assim como o isolamento da área. 

Já em relação às orientações de uso, antes de se iniciar um procedimento, acontece a preparação da pele, que é feita através de processos de lavagem, tricotomia e antissepsia. Depois deste ponto, o campo operatório descartável é colocado sobre o paciente. Dessa forma, a incisão cirúrgica será realizada através dele. 

Aqui é interessante informar que existem tanto as opções com fenestra (abertura para facilitar a incisão) quanto opções sem. Assim como também aquelas com reforço e adesivo, além de diversos tamanhos. Isso facilita a utilização em diferentes procedimentos, protegendo a área a ser trabalhada com grande eficiência. 

Qual é a importância de usar campo cirúrgico descartável?

O campo cirúrgico é um item muito prático que tem grande importância na realização de procedimentos cirúrgicos. Para começar, ele demarca exatamente a área onde será realizada a cirurgia e protege o seu entorno de possíveis infecções. Isso é possível graças ao material utilizado em sua confecção. 

Com isso, ao utilizar o campo operatório de forma correta, as bactérias presentes na pele do paciente, não irão alcançar a área do procedimento cirúrgico. Consequentemente, protege o mesmo de possíveis contaminações, preservando assim a sua saúde.   

Dessa forma, o uso do campo cirúrgico estéril descartável é de suma importância para a preservação da saúde dos pacientes. Já que a pele não é esterilizada na preparação cirúrgica e sim passa por um processo de antissepsia, o uso do campo se torna essencial.

Da mesma forma, que é essencial o uso de lençol descartável nas macas e camas hospitalares, e de igual maneira são materias descartáveis essenciais para o bom atendimento, higiene e proteção do paciente. Para adquirir estoque de lençol descartável para sua clínica, hospital ou farmácia acesse.

Onde comprar materiais hospitalares?

Como citamos, o campo cirúrgico pode ser encontrado em diversos tamanhos e diferentes tipos. Na DiBh você encontra as melhores opções de materiais hospitalares, com uma excelente distribuição logística e pronta entrega, facilitando o recebimento dos produtos em sua clínica ou hospital. 

Somos o principal fornecedor da American Medical SA de Minas Gerais, trabalhando com produtos inovadores e de alta qualidade. Além disso, contamos com uma equipe qualificada, pronta para te atender da melhor maneira e esclarecer suas possíveis dúvidas.

Temos como foco facilitar a obtenção de materiais hospitalares para que você se preocupe com o que realmente importa: a saúde dos seus pacientes. Por isso, não deixe de conferir o catálogo de produtos da Distribuidora Hospitalar e conte com a gente!

distribu

distribu

0 Comentários

Seu comentário: